sábado, 1 de outubro de 2011

A BÍBLIA, O LIVRO DOS CRISTÃOS
Frei Bruno Glaab
O cristianismo, desde sua origem, tem por base a pessoa de Jesus Cristo, que por sua vez, está dentro de um universo religioso, baseado em livros sagrados. Esta coleção de livros sagrados, recebe o nome de Bíblia.
1 – Nascimento da Bíblia
No entanto, a Bíblia não nasceu como livro. Ela nasceu como a história de um povo, e por muitos séculos, era apenas uma Tradição Oral. Ao leitor desavisa-do, pode parecer que a Bíblia nasceu junto com a origem do mundo. Isto não se ve-rifica. Aliás, a Bíblia começou a se formar aproximadamente pelo ano de 1400, ou segundo alguns estudiosos, por volta de 1900 anos antes de Jesus Cristo. Isto signi-fica que a Bíblia, na melhor das hipóteses, começou a se formar há 3.900 anos a-trás, ou seja, é algo relativamente novo na história do mundo e da humanidade, pois hoje as ciências nos mostram que o mundo já existe há muitos milhões de a-nos e o ser humano existe, no mínimo há centenas de milhares de anos. Logo, a Bíblia não nasceu na origem do mundo e nem descreve a origem do mundo.
Como foi dito, a Bíblia não nasceu como livro, mas nasceu como a ação de Deus na história de um povo e como a resposta deste povo à ação de Deus. Antes da experiência da Bíblia os homens e as mulheres já tinham religiões e já cultua-vam divindades. Acontece, no entanto, que em Israel, com Abraão e principalmen-te com Moisés, inicia-se uma nova experiência de Deus e de religião. É Javé quem se revela. A experiência fundante para a formação da Bíblia inicia com os escravos do Egito, liderados por Moisés, que se organizam e se libertam, passando pelo Mar Vermelho. Esta experiência passa a ser chamada de Páscoa, ou Êxodo e todos os anos é celebrada e trazida à memória do povo. Faz-se uma aliança com Javé, devi-do à libertação ocorrida. Todos os anos, quando se celebra novamente a memória da passagem do Mar Vermelho, isto é, a páscoa, se celebra-se aquilo que mais tar-de é chamado o início da Bíblia.
2 – Crescimento da Bíblia
Sobre a experiência da passagem do Mar Vermelho (Êxodo), desenvolve-se a religião javista e, aos poucos vão se formando tradições que enriquecem esta ex-periência. Assim, formam-se diversas tradições, que hoje estão consignadas nos li-vros do Pentateuco (Gn, Ex, Lv, Nm, Dt) e outros. Mas muito disto, é bom lem-brar, são tradições orais, passadas de pais para filhos, durante muitas gerações. Com a instalação da monarquia, em Israel, surgem também os escritos. Talvez al-gumas tradições já fossem escritas. Neste período também são escritos alguns tex-tos proféticos, isto é, livros de alguns profetas (a partir do séc. VIII a.C.).
3 – A redação da Bíblia
Foi dito que a Bíblia nasceu como tradição oral. Também foi dito que nos tempos da monarquia foram escritos algumas tradições e livros proféticos. Mas a redação das tradições bíblicas, ou tradições orais, tais quais as temos hoje, aconte-ceu a partir de 589 a.C. O povo de Israel havia sido levado para o exílio na Babilô-nia. Foi lá que muitas das tradições orais foram escritas para não serem esquecidas, ou para não perdê-las. Foi então que, escribas reuniram as velhas tradições e as es-creveram. Mais tarde, com a volta do exílio, por volta de 530 alguns destes livros foram completados e dispostos como os temos hoje na Bíblia. Assim temos o Pen-tateuco, os profetas, os livros históricos e também a literatura sapiencial.
4 Formação do Novo Testamento
Também com o Novo Testamento não é muito diferente. Quando Jesus agiu, ninguém fez ata. Muitos anos depois de sua paixão, morte e ressurreição seus feitos são escritos. Primeiro é Paulo que escreve no Novo Testamento. Ele escreve uma coleção de cartas às comunidades que havia fundado. Neste tempo não havia ne-nhum evangelho escrito. O evangelho era apenas tradição oral de um grupo de a-póstolos que havia convivido com Jesus. Aí pelos anos 70 d.C., quando a maioria dos apóstolos já não vivia, um certo Marcos escreveu o primeiro evangelho em 16 capítulos. Dez anos mais tarde (anos 80), Mateus e Lucas retomaram o evangelho de Marcos e o reescreveram, seguindo sua estrutura, mas enriqueceram o texto com discursos de Jesus e uma coleção de sentenças, ou ditos. Também escreveram sobre a infância de Jesus, coisa que Marcos não fez. Por isto, Marcos, Mateus e Lucas são chamados de evangelhos sinóticos, pois têm um mesmo ponto de vista. Nos anos 80 também foram escritos os atos dos Apóstolos, as cartas de Tiago, Pe-dro e Judas, bem como Hebreus. Aí pelos anos 90 foi escrito o quarto evangelho, ou seja o evangelho de S. João. Por volta do ano 95 saíram, das comunidades joa-ninas, as três cartas de João e o Apocalipse.
Conclusão
A Bíblia é uma coleção de livros inspirados por Deus (2Tm 3,14-17), mas escritos por homens e mulheres, num período de aproximadamente 2000 anos. Ne-la não podemos buscar verdades científicas e históricas, mas a verdade de Deus pa-ra a nossa vida e salvação. Ela contém os planos de Deus para a humanidade. Ela mostra como Deus acompanha o seu povo, como Deus age com seus filhos e fi-lhas. Nela encontramos o caminho do Reino de Deus, caminho que leva ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário